quinta-feira, 26 de maio de 2011

Desenvolvimento do raciocínio humano, Piaget



Jean Piaget classificou quatro estágios no desenvolvimento do raciocínio humano, que iam do nascimento até o fim da puberdade e consequentemente ao início da adolescência, que se sucediam de acordo com as fases do desenvolvimento físico.

1º Estágio - sensório-motor: corresponde aos dois primeiros anos da vida e caracteriza-se por uma forma de inteligência empírica, exploratória, não verbal. A criança aprende pela experiência, através do toque e de brincadeiras com os objectos ao seu alcance, aumentando a sua percepção e os seus conhecimentos.

2º Estágio - pré-operacional: dos dois anos aos sete anos, os objectos da percepção ganham a representação por palavras, permitindo as crianças experimenta-los na sua mente como previamente experimentavam com objectos concretos.

3º Estágio - dos sete aos doze anos, as primeiras operações lógicas ocorrem e o indivíduo é capaz de classificar objectos conforme as suas semelhanças ou diferenças. 

4º Estágio - dos doze anos até a idade adulta, o indivíduo realiza normalmente as operações lógicas próprias do raciocínio humano desenvolvido.



Sem comentários:

Enviar um comentário