quinta-feira, 26 de maio de 2011

Desenvolvimento infantil - Jean Piaget



A criança constrói activamente as suas estruturas cognitivas através de um processo de: assimilação, acomodação e equilibração.

A equilibração é o processo pelo qual a criança passa, até se adaptar ao meio em que vive, através da assimilação e da acomodação.
Através da assimilação a criança procura adaptar um novo dado (o que a criança vê ou ouve de novo) às estruturas cognitivas que já possui. Por exemplo, suponha-se que a criança está a aprender a identificar os animais, e até ao momento o único que ela conhece é o cão. Deste modo, quando lhe é apresentado um outro animal parecido com o cão, como o cavalo, ela também o identifica como sendo um cão, pois possuem características semelhantes.
Através da acomodação, a criança modifica uma estrutura cognitiva que já possui. Continuando com o exemplo do cavalo e do cão, quando a criança vê o cavalo e diz "cão", o adulto corrige-a dizendo que aquilo é um cavalo. Depois de corrigida, a criança acomoda aquele estímulo a uma nova estrutura cognitiva, criando um novo esquema. Assim, a criança passa a ter um esquema para cão e outro para cavalo.



Reflexão:
Ao longo do desenvolvimento da criança, ela vai adquirindo novos estímulos, que na sua mente se vão adaptando e sendo formados os esquemas correctos das coisas que identifica.

Sem comentários:

Enviar um comentário