quinta-feira, 26 de maio de 2011

A Importância do Estudo do Desenvolvimento Humano

 
 
“A criança não é um adulto em miniatura” 

       Pelo contrário, a criança apresenta características próprias da sua idade. Compreender isso é compreender a importância do estudo do desenvolvimento humano. Estudos e pesquisas de Piaget demonstram que existem formas de perceber, compreender e de se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária, isto é, existe uma assimilação progressiva do meio ambiente, que implica uma acomodação das estruturas mentais a este novo dado do mundo exterior.
        Estudar o desenvolvimento humano significa conhecer as características comuns de uma faixa etária, permitindo-nos reconhecer as individualidades, o que nos torna mais aptos para a observação e interpretação dos comportamentos.
       O desenvolvimento humano deve ser entendido como uma globalidade, mas, para efeito de estudo, tem sido abordado a partir de quatro aspectos básicos:

Ø Aspecto físico-motor – refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objectos e de exercício do próprio corpo. Exemplo: a criança leva a chupeta à boca ou consegue amamentar-se sozinha, por volta dos 7 meses, porque já coordena os movimentos das mãos.

Ø Aspecto intelectual – é a capacidade de pensamento, raciocínio. Por exemplo, a criança de 2 anos que usa um cabo de vassoura para puxar um brinquedo que está em baixo de um móvel ou o jovem que planeia os seus gastos, a partir da sua mesada ou salário.

Ø Aspecto afectivo-emocional – é o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. É o sentir. A sexualidade faz parte desse aspecto. Por exemplo, a vergonha que sentimos em algumas situações, o medo em outras, a alegria de rever um amigo querido.

Ø Aspecto social – é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas. Por exemplo, num grupo de crianças, no parque, é possível observar algumas que espontaneamente procuram outras para brincar, e algumas que permanecem sozinhas.


4 comentários:

  1. Primeiramente gostaria de me desculpar por estar invadindo esse espaço. Mas gostaria de indicar um site, o www.jzmagazine.com.br. Não é um site de coisas chiques, ou carissimas, mas apenas um site para quem pensa em iniciar um negócio, ou que já tem um negócio. São mercadorias boas e baratas.

    E TAMBÉM, NÃO TEM VALOR MINIMO PARA COMPRA, O CLIENTE COMPRA O VALOR QUE QUISER”.

    Sei que pode estar pensando que não precisa agora, mas guarde pelo menos fone de contato, quem sabe lá na frente pode ser útil.


    J.Z. Magazine
    (19) 3272 8464
    Campinas-SP

    ResponderEliminar
  2. Achei muito bom o site. É parecido com esse site aqui: http://blogpsicologos.com.br/psicologia/desenvolvimento-humano/item/9-conceitos-basicos-no-desenvolvimento-humano

    esse site que coloquei o link é muito bom, tem vários artigos sobre o desenvolvimento humano

    ResponderEliminar