quinta-feira, 26 de maio de 2011

Esquema de Desenvolvimento de Erik Erickson



Esquema de Desenvolvimento de Erik Erickson
  1. Confiança  X  Desconfiança  (até um ano de idade)
  2. Autonomia  X  Vergonha e Dúvida   (segundo e terceiro ano)
  3. Iniciativa  X  Culpa (quarto e quinto ano
  4. Construtividade  X  Inferioridade (dos 6 aos 11 anos)
  5. Identidade  X  Confusão de Papéis (dos 12 aos 18 anos)
  6. Intimidade  X  Isolamento (jovem adulto)
  7. Produtividade  X  Estagnação  (meia idade)
  8. Integridade  X  Desesperança (velhice)
     
         Reflexão crítica:
         Através das aulas de Psicologia, concluímos que Erikson propõe uma concepção do desenvolvimento em oito estágios psicossociais, perspectivados por sua vez em oito idades que decorrem desde o nascimento até à morte, pertencendo as quatro primeiras ao período de bebê e de infância, e as três últimas aos anos adultos e à velhice, cada estágio é atravessado por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma negativa.
         Erik dá especial importância ao período da adolescência, devido ao facto de ser a transição entre a infância e a idade adulta, em que se verificam acontecimentos relevantes para a personalidade adulta. Assimilamos ainda que ocorre uma fase na vida adulta em que o indivíduo auto-reflecte e coloca em questão a sua existência no mundo e de que forma contribui para este. Esta fase designa-se a "crise da meia idade".
        A professora divulgou-nos o seu conhecimento acerca deste assunto aprimorando com a ilustração de slides e exemplos que a própria inventava de forma a que os estudantes percepcionassem melhor o respectivo conteúdo programático.

Sem comentários:

Enviar um comentário