Esquema de Desenvolvimento de Erik Erickson
- Confiança X Desconfiança (até um ano de idade)
- Autonomia X Vergonha e Dúvida (segundo e terceiro ano)
- Iniciativa X Culpa (quarto e quinto ano
- Construtividade X Inferioridade (dos 6 aos 11 anos)
- Identidade X Confusão de Papéis (dos 12 aos 18 anos)
- Intimidade X Isolamento (jovem adulto)
- Produtividade X Estagnação (meia idade)
- Integridade X Desesperança (velhice)
Reflexão crítica:
Através das aulas de Psicologia, concluímos que Erikson propõe uma concepção do desenvolvimento em oito estágios psicossociais, perspectivados por sua vez em oito idades que decorrem desde o nascimento até à morte, pertencendo as quatro primeiras ao período de bebê e de infância, e as três últimas aos anos adultos e à velhice, cada estágio é atravessado por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma negativa.
Erik dá especial importância ao período da adolescência, devido ao facto de ser a transição entre a infância e a idade adulta, em que se verificam acontecimentos relevantes para a personalidade adulta. Assimilamos ainda que ocorre uma fase na vida adulta em que o indivíduo auto-reflecte e coloca em questão a sua existência no mundo e de que forma contribui para este. Esta fase designa-se a "crise da meia idade".
A professora divulgou-nos o seu conhecimento acerca deste assunto aprimorando com a ilustração de slides e exemplos que a própria inventava de forma a que os estudantes percepcionassem melhor o respectivo conteúdo programático.
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