terça-feira, 29 de março de 2011

Hereditariedade e o Meio

Geneticamente, hereditariedade é o somatório de todas as características contidas no núcleo dos gâmetas, transmitidas a um indivíduo durante a fecundação. Os descendentes podem ocultar ou manifestar as características herdadas, pela expressão genética dos cromossomas (molécula portadora das características biológicas).
.           Existem dois tipos de hereditariedade: especifica e individual.
A hereditariedade específica é responsável pela transmissão de agentes genéticos que determinam a herança de características comuns a uma determinada espécie, enquanto a hereditariedade individual designa o conjunto de agentes genéticos que actuam sobre características próprias do indivíduo que o tornam um ser diferente de todos os outros.

O olhar da Psicologia em relação à interacção entre hereditariedade e meio:

Cada ser humano tem características próprias, que nos tornam únicos. No entanto, para conseguirmos explicar este facto, temos que ter em conta dois aspectos fundamentais: o meio e a hereditariedade. Desta forma, ao conjunto de características que uma pessoa recebe por hereditariedade dá-se o nome de genótipo e ao conjunto de características que um individuo apresente, resultado da sua hereditariedade e de influência do meio, designamos fenótipo.
O meio é constituído por elementos que interferem no comportamento de cada indivíduo, enfatizando, que esta influência é também notória numa gravidez em que a criança está a desenvolver-se no meio intra-uterino, principalmente nas primeiras 2 semanas, no período germinal, uma vez que se a mãe se encontra sob stress, alimenta mal, é toxicodependente, podem trazer problemas a nível físico e mental no desenvolvimento da criança.

Referimos sempre a influência nas características físicas (a cor da pele, dos olhos, do cabelo…), contudo, a intervenção genética actua também sobre as estruturas orgânicas, sistema nervoso e endócrino, que são importantes para o comportamento humano. Defende-se que o desenvolvimento é influenciado sobretudo pelo meio, ou principalmente pela hereditariedade. Porém, a hereditariedade não pode expressar-se sem um meio adequado, assim como o meio não tem qualquer efeito sem o potencial genético. Por isto, afirma-se que a hereditariedade e o meio interagem, determinando o desenvolvimento do Homem.


2 comentários:

  1. Então qual é o maior factor que influência o desenvolvimento diferencial do indivíduo?

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pela a Exposição desde Magnífico Conteúdo

    ResponderEliminar