terça-feira, 29 de março de 2011

Secret of the wild child



O documentário que a professora reproduziu nas aulas de Psicologia no dia 15 de Março divulgou uma abordagem de casos de crianças que cresceram longe do convívio com o ser humano, neste caso Genie que viveu durante dez anos num quarto no qual ela era mantida em cativeiro pelos seus pais, havia indícios de que ela era espancada por fazer barulho e mal conseguia andar e falar e Bello, um menino que foi abandonado numa floresta enquanto bebé e criado por uma família de chimpanzés.  
Sem condições de aprender e realizar tarefas básicas do Homem, estas crianças adoptam comportamentos que se situam à margem dos padrões sociais, semelhantes a animais com que conviveram ou outros défices mentais graves que as levam a serem incivilizadas.

 



Reflexão crítica:
Durante a aula prática do dia supracitado foi discutido entre os alunos e a docente sobre o facto de Genie ter sido uma cobaia, por ser uma criança com patologias novas nunca antes vistas e ter sido, de uma certa forma, “explorada” pelo bichinho da ciência que motivava os investigadores.
Este é um documentário em que podemos verificar a influência da hereditariedade e do meio no desenvolvimento de Genie e, na nossa opinião foi uma boa estratégia por parte da professora, pois os alunos aprimoraram esta matéria. Verificou-se assim, um entusiasmo por parte dos alunos ao debater entre eles os seus pontos de vista em relação à predominância do factor que influenciou mais no desenvolvimento de Genie, entre outros assuntos lançados pela docente.

Sem comentários:

Enviar um comentário