No dia 22 de Fevereiro, nas aulas de Psicologia “exploramos” o mundo da psicologia experimental, no qual enfatizamos os seus laboratórios, nomeadamente o Estruturalismo e o Funcionalismo. Com o decorrer das aulas desse mesmo dia, conseguimos diferencia-los entre as suas funções e bases.

Em suma, e para explicar melhor o que foi dito supracitadamente, a Psicologia interessa-se pelo funcionamento da mente. Os funcionalistas, afirmam que o objecto da Psicologia do estudo da mente é a experiência consciente do Homem e Wundt, seguido pelo seu dísciplo Titchener, vão estudar os elementos constituintes da consciência . Segundo estes, cada totalidade psicológica compõe-se de elementos, sendo que a tarefa da Psicologia seria a de descobrir quais são os elementos, qual o verdadeiro conteúdo da mente e a maneira pela qual é estruturada
Watson e o Comportamento
Watson é considerado o pai da psicologia científica ao distinguir-se da psicologia tradicional que tinha por objecto a consciência e por método a introspecção. Watson critica Wundt por não ter conseguido romper com a psicologia tradicional. Para se constituir como ciência, a psicologia deve abandonar a introspecção e limitar-se a observações externas. Para isso, o psicólogo terá que assumir a atitude do cientista e trabalhar com dados que resultam de observações objectivas.Segundo Watson, só se pode estudar directamente o comportamento observável (behavior): a resposta (R) de um indivíduo a um dado estímulo (E) do ambiente. Portanto, o objecto da psicologia é o comportamento observável; para atingir esta finalidade, deverá recorrer ao método experimental.
Sem comentários:
Enviar um comentário