segunda-feira, 28 de março de 2011

Freud e o Inconsciente

Sigmund Freud e o Desenvolvimento da Psicanálise




Iceberg de Freud.
Freud serviu-se do exemplo de um iceberg para explicar a constituição do psiquismo humano. Desta forma, o link supracitado explica este último de uma forma sucinta.

Visão do grupo sobre a psicanálise: A teoria de Freud tem um forte impacto sobre a Psicologia. Apesar das críticas da falta de rigor científico e da fraqueza metodológica, a Psicanálise continua a ser uma importante força da Psicologia de hoje, a admissão do inconsciente nesta ciência e a existência de uma sexualidade infantil é um legado da obra de Freud.
                Uma das criticas dirigidas á Psicanálise refere-se ao método de recolha de dados, na medida em que Freud apoiava as suas conclusões nas respostas que os pacientes davam enquanto eram submetidos à análise e, os conceitos de id, ego e superego elaborados pelo psicanalista também são acusados de incoerentes. O grupo investigou e descobriu também, que muitos psicólogos contestaram também a concepção de Freud sobre as mulheres, isto porque ele considerava que as mulheres tinham superegos sofrivelmente desenvolvidos e se sentiam inferiores em relação ao seu corpo por não possuírem pénis.




O filme ganhou 5 Oscares em 1975 (Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento Adaptado, Melhor Actor e Melhor Actriz).
A acção decorre num hospital psiquiátrico onde McMurphy (interpretado por Jack Nicholson) é internado. A relação que estabelece com os outros utentes e com a enfermeira Ratched (interpretada por Louise Fletcher) suscita um conjunto de reflexões, nomeadamente:
- o que é ser normal/anormal;- o carácter da instituição psiquiátrica;- os métodos terapêuticos usados;- o papel da neurologia, psicologia e psiquiatria apresentadas no filme.

Reflexão:

O grupo procura com a visualização deste filme salientar os métodos psicoterapêuticos usados os utentes do hospício, principalmente com o protagonista do filme, como a psicoterapia, o método psicanalítico A psicoterapia pode ser individual, estabelecendo-se, neste caso, uma relação entre o terapeuta e o cliente ou de grupo e, neste contexto, o grupo é a base do trabalho terapêutico.Criado por Freud, o método psicanalítico assenta no pressuposto de que os problemas neuróticos têm origem em traumas e conflitos recalcados no decurso da infância. O papel do terapeuta é fazer com que a pessoa traga à consciência o seu passado remoto, o reviva e compreenda as razões por que os incidentes ocorreram. Uma vez consciente das causas traumáticas, o paciente liberta-se e os sintomas incomodativos desaparecem.

Sem comentários:

Enviar um comentário