sexta-feira, 25 de março de 2011

O objecto da Psicologia

“A psicologia possui um longo passado, mas uma história curta.” (Herrmann Ebbinghaus)
Desde o aparecimento do homem como hoje o conhecemos, este questiona-se acerca do mundo que o rodeia, reflectindo sobre si mesmo e sobre a vida humana, procurando respostas para diminuir as suas inquietações. Apesar disso, foi apenas no séc. XIX que começou a “curta” história desta ciência, quando investigadores, baseados na investigação e na experimentação, conseguiram construir uma identidade própria, melhorando os instrumentos, técnicas e métodos de estudo da psicologia.
O OBJECTO DA PSICOLOGIA

A psicologia é actualmente definida como o estudo científico do comportamento e dos processos mentais. O percurso que conduziu a esta definição foi atribulado e conflituoso. Vários psicólogos de renome, como Wilhelm Wundt, John Watson, Sigmund Freud e Jean Piaget, entre outros, tentaram, de acordo com a sua perspectiva teórica, definir o objecto da psicologia.

Analisemos detalhadamente a definição de psicologia:

Estudo científico significa que os psicólogos usam métodos bem organizados para descrever, explicar e interpretar os factos psíquicos. Não se limitam a observar, acumular e catalogar factos.
Comportamento, em sentido estrito, significa um conjunto de actos directamente observáveis tais como falar alto, correr, corar, sorrir, etc.
Processos mentais significa que a psicologia também se interessa por fenómenos ou factos que não são exteriormente observáveis tais como o pensamento e a imaginação, o sono e o sonho, a sensação e a percepção, as emoções e os sentimentos, as atitudes, etc.

Estudar psicologia é, portanto, tentar compreender o que fazemos, como pensamos, sentimos, respondemos a problemas e crises, à influência do meio, como aprendemos e nos desenvolvemos intelectual e moralmente, como interagimos com os nossos semelhantes…

Sem comentários:

Enviar um comentário