segunda-feira, 28 de março de 2011

Estrutura da personalidade


O link acima citado explica-nos sucintamente a divisão da estrutura da personalidade do Homem segundo Freud.

O grupo espera com que este vídeo esclareça as diferenças e em que consiste cada um destes conceitos que constituem a personalidade humana segundo Freud, nomeadamente o id, ego e superego.

Ainda relativamente a este tema, é importante salientar o conceito de mecanismos de defesa, introduzido pela filha mais nova de Freud, Ana Freud. Estes são processos inconscientes que permitem à mente encontrar uma solução para conflitos não resolvidos ao nível da consciência.
Os mecanismos de defesa que Ana Freud refere em "O Ego e os Mecanismos de Defesa", 1946, são:

Negação - negar que existem pensamentos ou sentimentos problemáticos. Ex.: é dada ao paciente a notícia de que tem uma doença grave e este nega dizendo que o exame foi mal feito ou não é dele.

Repressão - afastar da consciência pensamentos, desejos, sentimentos ou acontecimentos que por algum motivo, envergonham uma pessoa.

Racionalização - substituição do verdadeiro motivo do comportamento ou sentimento, por uma explicação racional e segura. Ex.: ter má nota num teste mas dizer que a culpa é do professor e não do aluno.
Projecção - disfarçar impulsos ou sentimentos indesejáveis atribuindo-os a outras pessoas. Ex.: não gostamos de uma pessoa e preferimos acreditar que ela é que não gosta de nós.

Introjecção - tomar para a própria personalidade características que são de outras pessoas.

Sublimação - utilizado para desviar ideias que perturbam, através da substituição de um objectivo que não pode ser satisfeito por outro socialmente aceitável.

Formação reactiva - esconder os verdadeiros sentimentos comportando-se de forma oposta àquela que estava a sentir.

Identificação - assimilar uma característica de outra pessoa e transformar-se, total ou parcialmente, apresentando-se de acordo com esse modelo.

Deslocamento - transferir as características de um objecto para outro. Ex.: ser repreendido pelo chefe e quando chegar a casa dar um pontapé no cão, como se ele fosse responsável pela fustração.

Regressão - retorno do indivíduo a níveis anteriores de desenvolvimento, devido a conflitos que surgem em estágios posteriores do desenvolvimento, para lidar com uma situação stressante. Ex.: o choro das pessoas pode ser uma regressão à infância, pois em criança o choro resolveu um problema e desta forma, inconscientemente, a pessoa usa este método para resolver o seu problema.

Sem comentários:

Enviar um comentário