sábado, 21 de maio de 2011

A importância do sono no desenvolvimento das crianças

Dormir é a forma de inactividade que o nosso corpo atinge diariamente que lhe permite recuperar a energia e a força perdidas no dia-a-dia. No entanto desde o nosso nascimento até ao fim do nosso crescimento é durante o sono que ocorrem importantes alterações no nosso organismo e portanto as horas de sono necessárias variam conforme a idade.

Recém-nascidos
Um recém-nascido ainda tem um sistema nervoso muito subdesenvolvido e o amadurecimento deste nessa fase provoca um desgaste tremendo num ser tão precoce levando a que este necessite de muito descanso, assim como de se alimentar muito frequentemente.
Um recém-nascido deve dormir entre 18 a 20 horas diariamente, caso isto não aconteça podem vir a existir graves deficiências no seu futuro desenvolvimento.

Crianças
Nesta fase do desenvolvimento humano um dos aspectos mais críticos é o crescimento e as horas de sono tornam-se essenciais para que tal aconteça de forma saudável. As principais hormonas de crescimento são produzidas durante a noite e daí a necessidade das crianças dormiram 10 a 11 horas por dia e fazerem sestas durante a tarde sendo aconselhável que se deitem sempre entre as 19:30 e as 20:30.
É também essencial que a criança tenha uma rotina diária antes de se deitar, deve deitar-se sempre à mesma hora e preparar-se sempre com a mesma ordem por exemplo: vestir o pijama, depois lavar os dentes e por fim escolher a história que quer que o pai lhe leia. Isto deve-se ao facto de as crianças darem uma maior importância aquilo que vêm ou praticam repetidamente, como quando vêm o mesmo filme mais de 10 vezes, contribuindo para o seu desenvolvimento psíquico.
Curiosidades:
Sabias que…uma criança quando vê repetidamente o mesmo filme ou episódio é porque pensa que aquilo é mesmo importante para a sua vida tal como comer a sopa e lavar os dentes.
Sabias que…a hiperactividade e a indisciplina podem ser explicadas apenas por falta de horas de sono e por se deitarem a horas tardias.




O incumprimento dos parâmetros acima referidos pode causar graves anomalias a nível do crescimento e futuramente problemas físicos graves.

Sem comentários:

Enviar um comentário