sábado, 28 de maio de 2011

“A Autoridade constrói-se” - curiosidade

É impossível falar de indisciplina sem pensar em autoridade. E é impossível falar de autoridade sem fazer uma ressalva: ela não é dada de mão beijada, mas é algo que se constrói, ou seja, ter autoridade é muito diferente de ser.
Dizer "não faça isso", ameaçar e castigar são atitudes inúteis. O estudante precisa aprender a noção de limite e isso só ocorre quando ele percebe que há direitos e deveres para todos, sem excepção.


Um professor autoritário...
Um professor com autoridade...
...exige silêncio para ser ouvido;
...conquista a participação com actividades pertinentes;
...pede tarefas descontextualizadas;
...mostra os objectivos dos exercícios sugeridos;
...ameaça e pune;
...escuta e dialoga;
...quer que a classe aprenda do jeito que ele sabe ensinar;
...procura adequar os métodos às necessidades da turma;
...não tem certeza da importância do que está ensinando;
...valoriza o conteúdo de sua disciplina na construção do conhecimento;
...quer apenas passar conteúdos;
...adapta os conteúdos aos objectivos da educação e à realidade do aluno;
...vê o aluno como um a mais.
...vê o aluno como um ser humano.


Reflexão: 

Um dos obstáculos mais frequentes na hora de usar o mau comportamento a favor da aprendizagem é uma atitude comum a muitos professores: encarar a indisciplina como agressão pessoal. "Não nos podemos colocar na mesma posição do jovem", pensamento e ideais de muitos professores. Quando a desordem se instala é fundamental agir com firmeza. Como fazer isso? Não há fórmulas prontas, mas um bom caminho é discutir o caso com os envolvidos e aplicar sanções relacionadas ao acto em questão. Mas, antes que a desordem se instale o professor deve-se colocar na "pele" do aluno e tentar despersonalizar-se neste último e idealizar as melhor atitudes e comportamentos a ter para com este.

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