domingo, 22 de maio de 2011

A adolescência, o que dizem os psicólogos

A adolescência é uma extraordinária etapa na vida de todas as pessoas. É nela que a pessoa descobre a sua identidade e define a sua personalidade. Nesse processo, manifesta-se uma crise, na qual se reformulam os valores adquiridos na infância e se assimilam numa nova estrutura mais madura.
Fátima Pereira (Psicóloga)

           A adolescência é uma época de imaturidade em busca de maturidade. Mas... como é difícil para os pais este novo período na educação dos filhos! No adolescente, nada é estável nem definitivo, porque se encontra numa época de transição.
Cátia Ferreira Costa e Costa (Psicóloga)

           A Adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizada por alterações físicas, psíquicas e sociais, sendo que estas duas últimas recebem interpretações e significados diferentes dependendo da época e da cultura na qual está inserida. Adolescente é o indivíduo que se encontra entre os dez e vinte anos de idade.
OMS (Organização Mundial de Saúde)

 
Reflexão:

           Actualmente, o conceito mais aceite é o de que não existe adolescência, e sim adolescências em função da política, da sociedade, do momento e do contexto em que está inserido o adolescente. A adolescência guarda ainda especificidades em termos de género, classe e etnia.

 

O link supracitado fala-nos do que acham alguns psicólogos sobre a fase da adolescência e as diversas formas que os adolescentes a encaram. O texto lá divulgado enfatiza o estudo realizado de Jean Piaget sobre o comportamento adolescente e as suas habilidades cognitivas. Além disso, fala ainda sobre um estudo feito nos Estados Unidos da América feito a um grupo de adolescentes sobre a massa branca e a massa cinzenta do cérebro que pode explicar os diferentes comportamentos e atitudes.

Sem comentários:

Enviar um comentário